quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PUG - Macho ou Fêmea? Qual a melhor escolha?

Humm... Boa pergunta...

Futuros donos de cães, ficam muitas vezes na dúvida de qual a melhor opção: macho ou fêmea?
Vamos ver se conseguimos ajudar de alguma forma e ao final vamos chegar a seguinte conclusão: o sexo é praticamente irrelevante, Macho ou fêmea serão grandes companheiros.

Vamos começar a analisar o macho. O macho em princípio é mais bonito que a fêmea, afinal de contas é com sua pelagem, plumas e porte que ele vai convencer a fêmea que ele é a melhor escolha para a procriação. A exemplo disso temos o pavão...

alguém por acaso se lembra de como é a pavoa? sim o feminino de pavão é pavoa...


Bom voltando ao que realmente importa, os cães, bom o macho além de ser mais bonito, tem alguns probleminhas, tais como: demarcação de território, isso mesmo nossos amadinhos mesmo depois de terem sido domesticados ainda permanecem com algumas características de quando viviam em matilhas. Eles tem a necessidade da territorialidade, o cão alfa elimina uma secreção que nem sempre vem acompanhada de urina, essa secreção tem o odor mais forte que a urina e é oleaginosa. Sempre que o cão macho sente o cheiro de outro cão que "quis" invadir o seu território ele vai querer demarcar. Por ser uma coisa instintiva, não há uma maneira de fazê-lo parar, é lógico que com o tempo reduz significativamente, essa grande produção ocorrerá na adolescência, depois ele vai perceber que não há risco de nenhuma invasão canina no seu apartamento ou sua casa. Brigar não adianta, bater nem pensar. Muitas pessoas se utilizam dos repelentes, outros deixam os móveis e paredes um período com a demarcação para que sempre que ele sentir o próprio cheiro não terá a necessidade de remarcar a demarcação.
Em último caso, ou dependendo da configuração familiar, o ideal seja a castração, pois como a demarcação de território é causada pelos hormônios, assim cessando a produção de hormônios, cessará o "problema".
Vale lembrar que o cão não deixará de ser o que é. Quando ver uma fêmea não vai querer roer os pulsos porque não vão poder sair juntos...

A fêmea é mais meiguinha, normalmente tem o porte mais suave, é menor, e entra no cio duas vezes ao ano. O que para muitas pessoas é um horror, mas não é não, ao longo do tempo, ao longo da convivência será fácil identificar quando sua cachorrinha estará no cio, são sinais bem fáceis de perceber, a vulva começa a inchar, se ela tiver um brinquedo preferido, a brincadeira com ele será mais agressiva (coitadinho), não vai querer tanto carinho, nem tanto colo, afinal de contas está naqueles dias, e se você não notar nada disso, pois algumas fêmeas tem o cio silencioso, vai perceber quando ela começar a sangrar, e se acalme não são rios de sangue não, nos primeiros dias é um sangramento leve, na verdade são dois ou três dias de sangramento mais intenso, mas tudo pode ser resolvido com as calcinhas higiênicas, que são baratinhas e resolvem o problema da sujeira pela casa.
Calcinha higiênica descartável.
Calcinha Higiênica com saia, da Bichinho chic.

Outra questão é o cheiro que a fêmea exala quando está no cio, também tem solução, tem um spray que mascara o odor, assim os cães da vizinhança não ficaram enlouquecidos pela sua filhota. O ideal é nesse período não saírem para caminhar, assim não terão problemas com outros cães. E em último caso, também pode-se cogitar a castração da fêmea, o que pode reduzir o risco de algumas doenças e problemas com alguma gravidez indesejada. Falo em castração como último caso, porque sempre tive cães, desde a minha infância e nunca tivemos problemas nem com machos, muito menos com as fêmeas, acredito que com um pouco de cuidado tudo se resolve. É claro que hoje em dia com a correria, e tudo mais é bem mais interessante prevenir que remediar. Mas sobre a castração quero falar mais em outra oportunidade. 


Na verdade, mesmo tendo escrito tudo isso, sobre o que é melhor, não se esqueça que a escolha se dará na hora em que vocês se encontrarem, muitas vezes é o cãozinho quem escolhe você e não o contrário, e o que ele quer é uma família para ser carinhoso, atencioso, também vai querer muita atenção. Sinceramente, não acredito que haja diferença significativa entre machos e fêmeas, ambos serão afetuosos e companheiros de verdade.
Resumindo, não há bom nem ruim, machos e fêmeas são perfeitos, cada animalzinho tem seu temperamento, o que temos que aprender é como trabalhar a energia do bichinho, com caminhadas, regras e muito amor com certeza teremos ótimos parceiros por um bom tempo. Por isso, pare de inventar desculpas, escolha a raça que melhor se encaixa ao seu estilo de vida e vá ser feliz!!!

Obs: Não esqueça de comentar os artigos, para nós do Canil Yàng Guang é sempre muito importante saber a sua opinião. Quer saber sobre algum assunto especial do mundo pet? Tem alguma indicação de assunto? Estamos loucos para saber sua opinião, indicação de lugares para irmos com nossos filhotes, conte a sua história.





Nenhum comentário:

Postar um comentário