sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PUG Tosar ou não Tosar?

Várias pessoas se perguntam: devo tosar meu pug?

Hum... boa pergunta!!!

Como todos sabem Pug não é uma raça que necessita tosa, nem mesmo a higiênica devido ao seu pelo curto, só que também é sabido que eles perdem pelo e muito. Só que não é uma coisa que só acontece com nosso puguinhos, todas as raças perdem pelo, muda é normal para todos os caninos, ocorrendo cerca de 3 a 4 vezes ao ano. Algumas raças têm os pelos que dão a aparência de não haver queda ou muda, mas eles também perdem os pelos mortos. Você não encontrará pelos  sobre os móveis, porque esses pelos mortos estarão habilmente presos em seus cachos. A exemplo disso temos o Poodle, os cabelos mortos se enroscam aos demais cabelos causando os tão incomodos nózinhos que são raspados mensalmente, mesma coisa acontece com nossos cabelos, experimente passar uma semana sem pentear, o caos estará instaurado isso é certo.

A queda sazonal é um tanto orientada pelo clima, e está relacionada com a quantidade de luz absorvida. O pelo do inverno é mais denso e grosso, enquanto que o pelo do verão é mais fino, o que ajuda a refrigerar os cãezinhos em altas temperaturas. O pelo além de ser como um "casaco" para nossos cães, mantendo sua temperatura é uma proteção natural da pele e reflexo da saúde canina, muitas doenças tem como sintomas a queda de pelo, isso acontece também com a questão alimentar, estando relacionada a qualidade da sua ração, um animal que se alimenta mal terá um pelo de má qualidade, quebradiço, sem vida e com falhas.

Mas voltando ao assunto inicial: Há a necessidade de tosa em pug?

Definitivamente não, mas garanto ajuda significativamente na "queda" de pelo, além do mais a tosa em nada modifica os padrões da raça, continuarão com carinha de pug. Como podem ter percebido coloquei a palavra queda entre aspas, não acredito sinceramente que o pelo deixe de cair o que acontece é que o pelo estará menor, bem menor o que fará com que sua queda não seja facilmente percebida, mas o pelo vai continuar caindo pelo simples fato de ser característica da raça.

Meizinha, depois de ser tosada. 

Outra questão, que aconteceu conosco aqui no Canil Yáng Guǎng, quando tosamos a Mei pela primeira vez ela ficou com várias feridinhas aparentes, o que é normal, nós mulheres sabemos que a raspagem do pelo causa coceira, imagina neles... e essas coceirinhas podem causar feridinhas, mas que como a pelagem estará mais curta fica fácil de diagnosticar e tratar.

Muito mais importante que se preocupar se eles vão ficar bonitos ou feios com a tosa (impossível essa raça ficar feia, mas tudo bem) é o local onde vai ser feita a tosa, muitas, mas muitas mesmo, clínicas e estéticas caninas não tem experiência em tosar a raça, o que pode ser muito ruim, por não ser comum a tosa em Puguinhos muitas pessoas não sabem como se tosa, então na hora de levar para tosar não custa nada perguntar se a tosadora tem experiência, perguntar não dói pessoal. Assim nossos amadinhos vão voltar da estética sem nenhum machucado causado pela inexperiência.





Cadastre seu e-mail abaixo e receba as atualizações do blog direto no seu e-mail. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário