quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pug Cuidado com os olhos.

Seu Pug tem tido muitas remelas?

Vermelhidão nos olhos?

Olhos sem brilho?

Olhos entre abertos?

Cuidado, a remela pode não ser uma simples remela, pode ser seu Puguinho dizendo que há algo de errado com o seu olhinho, com o seu canal lacrimal, pode ser uma redução da produção lacrimal, que está causando o ressecamento dos olhos.

By: lookfordiagnosis


O que fazer?

Leve ao veterinário!!!

Caso não consiga agendar para o mesmo dia, você pode lavar o olhinho com Soro Fisiológico, isso é apenas um paliativo, se for diagnosticado Cerato-conjuntivite Seca, o Seu puguinho vai precisar de colírios e substituto natural de lágrima, lembre-se dependendo do que seja pode levar a cegueira, além de estar causando dor. Leve ao veterinário o quanto antes para diagnosticá-lo e iniciar o tratamento.

Os sinais que o animal desenvolve são: narinas ressecadas, ausência de brilho no olho, blefarospasmo (o animal mantém o (s) olho (s) parcialmente fechado (s) em função da dor que a ausência de lágrima promove).


A KCS (Cerato-conjuntivite Seca) é causada por infecções virais que atacam as glândulas lacrimais ou pela destruição imunomediada dessas glândulas. Outras razões desta doença são hipertireoidismo e o uso de sulfa. A prevalência desta doença é maior nas raças braquicefálicas como Shih Tzus, Pugs, Boxers e também com muita frequência nos Cockers Spaniels e animais idosos.


O indivíduo acometido pelo olho seco desenvolve infecções oculares com maior frequência. Muitas vezes, o olho fica opaco e perde a transparência, fato que pode culminar na cegueira permanente do animal.

O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos e nos resultados obtidos dos exames específicos, tais como: tempo de quebra do filme lacrimal, corantes da superfície ocular (fluoresceína, rosa bengala, lissamina verde) e teste lacrimal de Schirmer (ANGÉLICO et al., 2011).

O tratamento convencional tem como base a substituição da lágrima e inibição de possíveis complicações, é trabalhoso e demorado, sendo que muitas vezes a produção de lágrima não volta ao normal, passando o animal a necessitar da aplicação de colírios pelo resto da vida (ROSA,2011)

O Canil Nabuco, além do tratamento clínico convencional, tem utilizado e com bons resultado a Aloe Vera (Babosa), ressaltando que este não substitui os medicamentos.

Fonte de pesquisa:
http://www.fernandodecastro.com.br/noticia/olho-seco-causas-e-tratamento/
http://nabucopugs.blogspot.com.br/2011/12/os-olhos-dos-pugs-pugs-eyes.html 
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/ViCuy7uJTqJbJIH_2013-6-21-16-1-7.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário